Processo de Seleção

Leia atentamente cada item do processo de seleção descrito abaixo. É muito importante que você tenha conhecimento de todos os passos de cada etapa, inclusive a do preenchimento da ficha de inscrição.

Fases do processo de seleção:

Fase 1: Teste online de matemática e inglês, além de redação em inglês - de 14/08 (12h) até 15/10 (12h)

Você deverá ir à seção “Inscreva-se” deste site, preencher a ficha de inscrição e depois fazer a prova.

Ao terminar a ficha de inscrição e clicar em "submit", automaticamente abrirá um link para prova. Por isso, só inicie sua inscrição quando se sentir preparado para fazer o teste. Procure também um local tranquilo e com uma boa conexão com a internet.

A prova é composta por 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, além de uma pequena redação em inglês (entre 10 e 15 linhas) . Estas questões fazem parte de um grande banco de dados e a prova é montada randomicamente. Você terá 1h30 para responder às questões e fazer a redação. Caso demore mais do que este tempo estipulado sua prova será zerada e sua inscrição desconsiderada. Fique de olho no tempo!!

Atenção!  
1- Você deverá preencher o campo "nome" da ficha de inscrição com o seu nome completo e sem abreviações!
2- Só será permitida uma única inscrição por pessoa, as demais serão desconsideradas!
3- No momento da inscrição você terá que optar em qual comitê do seu estado você ficará vinculado, não sendo permitida a inscrição em comitês de estados diferentes ao que você reside. Caso você resida num estado que não tenha comitê ou representação do AFS Intercultura Brasil, você poderá optar por se vincular a um comitê de outro estado. Porém, você deve estar ciente de que todos os custos relativos a transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de seleção serão de sua responsabilidade, assim como os gastos com as orientações obrigatórias no caso de você ser um dos vencedores.

A matéria do teste equivale ao conteúdo do ensino médio. Cada acerto equivale a um ponto, ou seja, a nota máxima será 30. Para primeiro critério de desempate, a nota do teste de matemática prevalecerá sobre a de inglês. Se ainda assim o empate persistir, a redação em inglês será usada como segundo critério de desempate.

Não nos responsabilizamos por quedas de luz, conexão lenta ou quaisquer outros problemas técnicos.

Quando submeter a sua prova, você receberá um aviso para verificar se todas as questões foram preenchidas. É somente um lembrete para você revisar a sua prova e se certificar que todas as questões foram preenchidas. 


Lembramos que terminado o tempo estipulado, sua prova será automaticamente zerada e sua inscrição desconsiderada. Fique de olho no tempo!!

Para a próxima fase serão selecionados os dez melhores colocados de cada região. A listagem será divulgada neste site no dia 30/10/2015.

Fase 2: Seleção Regional - 14 a 15/11/2015

Os semifinalistas de cada região deverão participar da Seleção Regional que acontecerá entre os dias 14 e 15 de novembro. Cada região possui um edital próprio e tem liberdade de escolher como será feito este processo: prova, entrevista, dinâmica ou qualquer outro meio que considere o ideal. Porém TODOS os candidatos realizarão uma prova de proficiência de inglês. Esse teste é eliminatório caso o candidato não atinja a pontuação mínima de  pontos, mas o mesmo não é critério classificatório entre os finalistas. Também será checado se os candidatos possuem os requisitos exigidos anteriormente (incluindo o perfil sócio-econômico). Reforçamos que será solicitado um documento com o nome completo do participante e seu CPF (que deverão ser idênticos aos fornecidos no momento da inscrição).

Nesta fase os semifinalistas serão classificados e seguirão para a próxima somente os dois candidatos melhor avaliados. Porém, os candidatos classificados em terceiro, quarto e quinto lugar ficarão como "reserva" e poderão ser chamados em caso de inadequação ou desistência dos candidatos, sempre respeitando a ordem de classificação. A listagem com os dois finalistas será divulgada neste site no dia 27/11/2015.

  

Fase 3: Preenchimento do Application - Parte I até 13/12/15 e Parte II até 03/01/16

No Application Parte I serão solicitadas informações pessoais e preenchimento de formulário Acadêmico e Médico. O comitê selecionado pelo candidato irá orientá-lo sobre o correto preenchimento das informações. O prazo final para entrega da Parte I é dia 15/12/15. Neste mesmo dia será liberado o Application parte II, contendo cartas de apresentação, autorizações etc, cujo prazo de entrega é 03/01/2016.

Reforçamos que caso os applications do 1º colocado demonstre que ele não atende aos requisitos mínimos exigidos pelo AFS USA, o 2º colocado passará a ser o vencedor. E assim sucessivamente até a escolha de um candidato com o perfil exigido.

 

Fase 4: Entrevista com a família dos 2 finalistas - 14 de novembro de 2015 até 03 de janeiro de 2016

Até o dia 03 de janeiro, os voluntários agendarão uma entrevista pessoal com cada um dos finalistas e ambos iniciam o preenchimento do formulário online "Application Parte I". Durante a entrevista nossos voluntários poderão esclarecer suas dúvidas sobre o AFS e nosso programa escolar. Nesta fase, o importante é conhecê-lo melhor, saber suas expectativas, suas experiências, sua vida, por isso, seus pais também poderão ser convidados para participarem da entrevista junto com você. Esta entrevista será feita em português.


Resultado final

Após analisar os Applications e as avaliações dos comitês (feita durante a entrevista), será divulgada a lista final com os vencedores do Programa Global Citizens of Tomorrow.

Os nomes serão divulgados no dia 27 de novembro de 2015.

Reforçamos que durante o processo, até a validação da participação pelo AFS USA, podem ser identificadas incongruências com relação aos critérios exigidos neste Programa, tornando-se necessárias substituições do 1º colocado, sempre respeitando a classificação de cada Região.

Embarque para os EUA

A previsão de embarque para os EUA é agosto de 2016*.

*Esta data poderá ser alterada sem aviso prévio.

Cronograma Resumido

Preste muita atenção às datas abaixo:

  • Inscrições e realização da prova online: de 14/08/2015 (12h) a 15/10/2015 (12h)
  • Divulgação dos 10 semifinalistas por Região (total de 100): 30/10/2015
  • Seleção Regional: 14/11/2015 ou 15/11/2015
  • Divulgação dos 2 finalistas por Região: 27/11/2015
  • Entrevistas pessoais e preenchimento dos Applications Parte I e II: 14/11/2015 à 03/01/2016
  • Divulgação dos nomes dos vencedores neste site: 15/01/2016 (lembramos que a participação efetiva dos vencedores só acontecerá após a validação do AFS USA, que pode ocorrer até março/16)

Atenção! Os resultados serão divulgados neste site nas datas previstas, caso haja alguma alteração, esta informação estará neste mesmo site. Algumas destas datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio.